Fonte: Portal do Professor - MEC
Um torneio de matemática faz parte dos recursos adotados pela Escola
Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, de Dourados (MS), desde o
início dos anos 1990, para estimular o interesse dos estudantes pela
disciplina. A competição, chamada de Tornemática, envolve turmas desde o
sexto ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio.
O
torneio foi criado para despertar nos alunos o gosto e o prazer pela
matemática, além de desmitificar a matéria e mostrar sua importância e
utilidade na solução de problemas do cotidiano.
Professor acompanha tarefas desenvolvidas na competição. |
"Os alunos aprendem a
olhar a matemática de uma maneira diferente, passam a vê-la além de
fórmulas e decorebas e também se desprendem do livro didático", enfatiza
o diretor da instituição, José Carlos Severiano de Souza. "Projetos
como esse contribuem para despertar no aluno um olhar diferenciado pela
rainha das ciências, que na maioria das vezes é rotulada como algo
distante e impossível de ser alcançado."
Com licenciatura em
matemática, pós-graduação em educação matemática e em gestão escolar,
Souza tem experiência de oito anos como professor de matemática no
ensino médio e de nove anos na direção.
A Tornemática é realizada
em duas fases. Na primeira, os estudantes passam por avaliação
individual, de acordo com o ano (ou série). Na segunda, as questões são
respondidas coletivamente. Cada equipe é composta por sete alunos, um de
cada série. São premiados um estudante por série e as três equipes mais
bem colocadas. Os três melhores alunos recebem prêmios especiais e o
campeão geral, um notebook.
A avaliação contém 20 questões que têm
como prioridade aferir o raciocínio lógico, sem preocupação com o
domínio de regras ou fórmulas. "Observamos que nem sempre aqueles alunos
que tiram as melhores notas se sobressaem nesse tipo de avaliação",
ressalta o diretor.
Ampliação — Criada como uma
disputa interna, a Tornemática foi ampliada a partir de 2010, por
iniciativa do diretor. Ele abriu espaço para a participação de outras
escolas e transformou a atividade em competição municipal. "Com a
ampliação, firmamos parceria com a Universidade Federal da Grande
Dourados (UFGD) para que acadêmicos e professores formulem as questões
para a prova", revela.
Outra parceria foi firmada com a Secretaria
de Educação do estado para o patrocínio do projeto. “Todos os anos,
criamos um logotipo diferente e confeccionamos camisetas do torneio”,
diz Souza. "O logotipo é criado pelos alunos." (Fátima Schenini)
Acesse o blog da EE Ministro João Paulo dos Reis Veloso
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