Fonte: Portal do Professor - MEC
Um torneio de matemática faz parte dos recursos adotados pela Escola 
Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, de Dourados (MS), desde o 
início dos anos 1990, para estimular o interesse dos estudantes pela 
disciplina. A competição, chamada de Tornemática, envolve turmas desde o
 sexto ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio.
O
 torneio foi criado para despertar nos alunos o gosto e o prazer pela 
matemática, além de desmitificar a matéria e mostrar sua importância e 
utilidade na solução de problemas do cotidiano. 
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| Professor acompanha tarefas desenvolvidas na competição. | 
"Os alunos aprendem a 
olhar a matemática de uma maneira diferente, passam a vê-la além de 
fórmulas e decorebas e também se desprendem do livro didático", enfatiza
 o diretor da instituição, José Carlos Severiano de Souza. "Projetos 
como esse contribuem para despertar no aluno um olhar diferenciado pela 
rainha das ciências, que na maioria das vezes é rotulada como algo 
distante e impossível de ser alcançado."
Com licenciatura em 
matemática, pós-graduação em educação matemática e em gestão escolar, 
Souza tem experiência de oito anos como professor de matemática no 
ensino médio e de nove anos na direção.
A Tornemática é realizada 
em duas fases. Na primeira, os estudantes passam por avaliação 
individual, de acordo com o ano (ou série). Na segunda, as questões são 
respondidas coletivamente. Cada equipe é composta por sete alunos, um de
 cada série. São premiados um estudante por série e as três equipes mais
 bem colocadas. Os três melhores alunos recebem prêmios especiais e o 
campeão geral, um notebook.
A avaliação contém 20 questões que têm
 como prioridade aferir o raciocínio lógico, sem preocupação com o 
domínio de regras ou fórmulas. "Observamos que nem sempre aqueles alunos
 que tiram as melhores notas se sobressaem nesse tipo de avaliação", 
ressalta o diretor.
Ampliação — Criada como uma 
disputa interna, a Tornemática foi ampliada a partir de 2010, por 
iniciativa do diretor. Ele abriu espaço para a participação de outras 
escolas e transformou a atividade em competição municipal. "Com a 
ampliação, firmamos parceria com a Universidade Federal da Grande 
Dourados (UFGD) para que acadêmicos e professores formulem as questões 
para a prova", revela.
Outra parceria foi firmada com a Secretaria
 de Educação do estado para o patrocínio do projeto. “Todos os anos, 
criamos um logotipo diferente e confeccionamos camisetas do torneio”, 
diz Souza. "O logotipo é criado pelos alunos." (Fátima Schenini)
Acesse o blog da EE Ministro João Paulo dos Reis Veloso
 
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