quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Governador assina decreto que acaba com a indicação política para diretores de escola e anuncia nomeação de mais três mil professores



Fonte: Portal da SED
 
O governador Raimundo Colombo e o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, assinaram, nesta terça-feira, 15, o decreto que muda o sistema de escolha dos diretores das escolas estaduais. Também foi anunciada a contratação de três mil novos professores aprovados no concurso de 2012.
“Estamos fazendo grandes mudanças na educação do Estado. São mudanças educacionais inovadoras que requerem visão e coragem para que as ações tenham êxito. Precisamos evoluir, por isso, a escolha dos diretores tem que ocorrer de forma democrática. Isso vai proporcionar um ganho ainda maior na qualidade da educação do nosso Estado”, disse Colombo.
O decreto assinado pelo governador termina com a indicação política de diretores das escolas da rede estadual. A partir de agora, para assumir a direção de uma escola, o professor precisa apresentar um plano de gestão escolar com foco no acesso à educação, na permanência do aluno e no êxito da aprendizagem. A seleção privilegia a competência técnica e a capacidade para atuar como gestor em uma escola.
A primeira etapa desse novo sistema prevê a participação do candidato no curso de gestão escolar com 200 horas de trabalho. A partir daí, o professor estará apto a elaborar o plano de gestão escolar. Depois, o plano será analisado por consultores especialistas em gestão escolar. Por fim, o projeto será referendado pelos alunos, professores e pais. Depois de passar por todas essas etapas, o gestor será nomeado e assinará um termo de compromisso. O plano será avaliado anualmente por uma equipe da Secretaria da Educação, gerentes Regionais de Educação e o Conselho Escolar das escolas.
"Estudamos muito o trabalho desenvolvido em vários estados e juntamos as experiências bem-sucedidas para montar o nosso projeto. Com isso, conseguimos construir um modelo que trará bons resultados educacionais ao nosso Estado e melhorar os nossos indicativos”, explicou Deschamps.
Como é um processo que envolve uma mudança cultural nas escolas, haverá um período de transição. Os atuais diretores passarão por um treinamento específico, a partir do dia 21 de outubro, em quatro polos e terão até 150 dias para apresentar o seu Plano de Gestão Escolar. Após aprovação pela comunidade escolar, o Plano terá vigência até dezembro 2015.

Três mil professores
A rede pública também terá três mil novos professores efetivos. Será a segunda chamada do concurso de ingresso ao quadro do magistério catarinense realizado em 2012. Mais de 37 mil candidatos participaram da prova e 1.661 professores foram contratados este ano.
A 2ª chamada será feita nos dias 25 e 26 de novembro de 2013 e a posse será em fevereiro de 2014. Os três mil novos professores na rede pública estadual estarão na sala de aula no início do ano letivo de 2014. “Essa é a continuação do compromisso firmado pelo Governo. Estamos chamando mais três mil professores para atuarem na rede de forma consciente e de acordo com a projeção de crescimento no número de alunos para os próximos anos”, enfatiza o secretário.

Homenagem
Um dos homenageados na solenidade foi o professor com admissão mais antiga, Edson de Carvalho, do Cedup Diomício Freitas de Tubarão. “Professor é aquele que, no dia a dia, busca acompanhar a evolução dos acontecimentos, especialmente na sua disciplina, se preocupa em passar ao aluno seus conhecimentos. A função é árdua, mas é gratificante o processo do ensino. Dedico essa homenagem a todos os professores”.

A professora da Escola de Educação Básica Doutor Georg Keller, de Joinville, Adriana Mensor Freitas, foi homenageada como a educadora com a admissão mais recente. Ela acredita que a educação vai melhorar cada vez mais. “Ser professor é trabalhar de forma integral, não é só a parte acadêmica, é a essência, é o ser humano, saber que quem está na sua frente tem problemas e que isso terá que ser trabalhado”.


Confira os homenageados:



Prêmio Gestão Escolar (Prêmio do CONSED ao melhor do Estado)

2012
Kellim Karina Kreusch Knaul- Diretora
EEB Bertino Silva
Leoberto Leal - SDR Ituporanga

2013
Zelci Maria Lorenzon - Diretora
Representante: Marivete Zaffari
EEB Gomes Carneiro
Xaxim - SDR Xanxerê 



Parlamento Jovem Brasileiro (Prêmio)

Margarete da Rosa Vieira- Professora
EEB Altamiro Guimarães
Antônio Carlos - SDR Grande Florianópolis



Jovem Senador (Prêmio)

Helenira da Silva Germiniano- Professora
EEB Professora Zelinda Carbonera
Marema - SDR Xanxerê



Professor com admissão mais recente 

Adriana Mensor de Freitas- Professora
Admissão 04/02/2013
EEB Dr. Georg Keller
Joinville - SDR Joinville



Professor com admissão mais antiga

Edson de Carvalho- Professor
Admissão 23/08/1977
CEDUP Diomício Freitas
Tubarão - SDR Tubarão


Nenhum comentário:

Postar um comentário